Páginas

15 de maio de 2013

S.O. Mobiles - Android, Symbian, IOS, BlackBerry e Windows Phone


   Os sistemas operacional mobile começaram a ser desenvolvidos por volta de 1994, pela necessidade de melhores recursos de trabalho, comunicação e organização de fácil acesso durante o dia. Primeiramente com os computadores de mão e para ajudar na organização pessoal e fazer pequenos trabalhos a qualquer momento do dia, ter disponíveis tais recursos na época era revolucionário. Posteriormente esses sistemas evoluíram para rodar em celulares e hoje em uma vasta linha de produtos como smartphones, tablets e até em televisões, tratam-se na maioria dos casos de adaptações mais simples de sistemas operacionais de computadores para rodar em aparelhos portáteis. Nos últimos anos tiveram destaque algumas empresas, tais como: a Google, com o Android; a Nokia , com o Symbian; a RIM, com o Blackberry OS; a Apple, com o iOS e a Microsoft com o Windowls Phone. Esses sistemas têm sido os principais no mercado.
 *     No fim deste post tem os arquivos em doc(word) e slide(power point) completos, disponíveis para download, na versão para baixar é mais aprofundado em cada tópico apresentando algumas curiosidades, histórias, pontos positivos e negativos.



Android


Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.
Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias. utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.


Symbian



Symbian é um sistema operacional de 32 bits multitarefa, destinado para dispositivos móveis e smartphones, plataforma e padrões abertos. Suporta o desenvolvimento principalmente em C e Java. O Symbian OS certamente visa robustez inigualável, fazendo forte garantia sobre a integridade, segurança dos dados do usuário e capacidade do sistema de funcionar sem falhas, além de totalmente dirigido por uma interface gráfica do usuário. Foi parado de ser produzido ao fim de 2012, como consta no site oficial em inglês. 


Windows Mobile



O Windows Mobile é um sistema operacional móvel, desenvolvido pela Microsoft. Foi projetado para ser capaz de realizar boa parte do que podemos fazer no Windows versão computador. Diferente do que temos nos PCs, onde o Windows possui quase 80% do mercado, o Windows Mobile tem uma participação relativamente pequena nos smartphones, pouco superior aos 15%, que a Microsoft terá que se esforçar para manter com a entrada de novos concorrentes, como o iPhone OS, Android, BlackBerry, entre outros.

Hoje em dia temos o Windows Phone que também é um sistema operacional móvel, sucessor da plataforma Windows Mobile, porém totalmente incompatível com este. Ao contrário do Mobile, o Windows Phone é focado no mercado do consumidor, ao invés do empresarial.

iOS

O iOS é um sistema operacional móbile desenvolvido pela Apple baseado no OS X, que é usado nos computadores dessa marca.
A interface de usuário é o grande motivo pelo qual esse sistema operacional ficou tão conhecido. A interface é intuitiva, de fácil compreensão, que permite um usuário com poucos conhecimentos faça uso do sistema operacional.
Apesar de ser um sistema operacional criado primeiramente para iPhone, o sistema também é compatível com outros aparelhos da empresa, como iPod, iPad, iPod Touch e Apple TV. O iOS é utilizado por cerca de 21% dos usuários de smartphone.


BlackBerry OS



O Blackberry OS é um sistema operacional móvel desenvolvido pela Research in Motion (RIM) para sua linha de smarthphones Blackberry. Não fez sucesso no Brasil como nos EUA pois quando lançou-se aqui, já haviam opções móveis mais interessantes.
Seu ponto forte é o foco no mercado corporativo, possuindo criptografia de dados e o Blackberry Enterprise Manager, aplicativo que se integra a softwares como Exchange para permitir o gerenciamento de e-mails corporativos. Seus aparelhos são geralmente acoplados a um teclado Qwerty, priorizando a comunicação. Ele permite a execução de aplicativos em Java e possui a linguagem C++.
Algo que fez a iOS alavancar e ultrapassar o BlackBerry, foi a maior segurança do sistema e a explosão de aplicativos. Além do que, as concorrentes fizeram um investimento maior na parte de internet, pois os usuários queriam estar cada vez mais com algo próximo ao computador.
Ironia ou destino ver que a RIM tomou sucesso através da facilidade de navegação e utilização de e-mail em seus aparelhos e, perceber que pela mesma causa, o conformismo e a não atualização desse sistema a fez despencar perante as demais?
A RIM anunciou em março de 2012 o novo sistema operacional chamado BlackBerry 10. Totalmente refeito, inclui tela touch. Além de unir interface pessoal relacionada à diversão e uma corporativa relacionada a trabalho e a aspectos mais sérios.
O novo sistema (lançado em janeiro de 2013, no exterior) vem com uma usabilidade limpa e intuitiva e a exploração de mais partes da tela.



Arquivo Completo
* texto escrito
* apresentação (slides)

Nenhum comentário:

Postar um comentário